Logo Poncho

Diretoria de Relações Internacionais da UFG realiza o IV UFG PONCHO Infoday

Criada em 31/08/19 08:22. Atualizada em 31/08/19 08:27.

No dia 30 de agosto de 2019, a Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou a quarta edição do UFG PONCHO Infoday. O evento contou com a participação da comunidade universitária e da comunidade externa à UFG e ocorreu das 8h30 às 17h30.

Inscrição

Compuseram a mesa de abertura do evento o Prof. Israel Elias Trindade, Pró-Reitor Adjunto de Graduação, representando a Reitoria da UFG, a Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis, Profa. Ana Cristina Silva Rebelo, a Profa. Liana Jayme Borges, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e o Prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo, Diretor de Relações Internacionais.

Abertura

Os membros da mesa de abertura deram as boas-vindas aos novos alunos internacionais, procedentes do Canadá, Argentina, Colômbia e República Democrática do Congo,  que vieram realizar cursos na UFG.

Foto oficial

A programação matutina do evento foi iniciada com a palestra Mobilidade internacional na UFG: possibilidades e desafios, ministrada pelo Prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo (Diretoria de Relações Internacionais – UFG).

Palestra Fran 1

Em seguida, houve a mesa-redonda Parcerias Brasil-França, na qual foram apresentados dois trabalhos. O Prof. Marcos Linhares Góes (Doutorando na Universidade de Lisboa) apresentou a comunicação intitulada Programa de mobilidade acadêmica internacional: o caso Brasil-França, ao nível de graduação em Ciências Agrárias. Por sua vez, a Profa. Tatianne Ferreira de Oliveira (Escola de Agronomia – UFG) apresentou o trabalho Programa de Intercâmbio BRAFAGRI (Brasil França Agricultura) – Intercâmbio na modalidade graduação-sanduíche.

Palestra Marcos Goes

Palestra Tatiane

Na parte da tarde, houve três mesas-redondas. A mesa-redonda Mobility In – Depoimentos de discentes e docentes contou com quatro apresentações. A primeira, intitulada Mobilidade Internacional na Universidad de La Frontera, Chile foi apresentada pelos professores Marco Paredes (UFRO – Chile) e María Consuelo Sánchez (UFRO – Chile). A segunda, intitulada Percepções sobre a participação no Programa Pré-PEC-G na UFG,  foi apresentada pelo estudante do Programa Pré-PEC-G Paul Tambwe Magogo (República Democrática do Congo). O terceiro trabalho, intitulado Costumes argentinos, foi apresentado pelo discente Octavio César Rossetti (Universidade Nacional do Litoral, Argentina), do Programa AUGM Grado. O último trabalho, intitulado Colombia, un país multicultural y más, foi apresentado pela discente Yuliana Menco Tapia (Universidad Del Magdalena, Colombia), do Programa BRACOL.

Palestra UFRO

Palestra Paul

Palestra Octavio

Palestra Yuliana

A segunda-mesa teve por objetivo apresentar os relatos de um técnico-administrativo, de um professor e de um estudante sobre suas participações em mobilidade internacional. O técnico-administrativo Weberson Ferreira Dias (Regional Goiás), participante do Programa AUGM gestor, apresentou o trabalho intitulado Diário de bordo: 5 dias na Argentina. Já o Professor Denilson Teixeira (Escola de Engenharia Civil e Ambiental/UFG), participante do programa AUGM docente, apresentou o trabalho Estudo, desenvolvimento e partilha: programa de mobilidade acadêmica Universidade Federal de Goiás/Universidade de Buenos Aires. Por sua vez, o discente João Pedro Teixeira Moraes (Curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda - UFG), participante do Programa AUGM Grado, apresentou a comunicação intitulada Mobilidade Internacional UFG/UNNE Argentina: Experiências, desafios e perspectivas de um discente de Comunicação.

Palestra Weberson

Palestra Denilson

Palestra João

Para encerrar os trabalhos do dia, na mesa-redonda intitulada O Projeto PONCHO – Contribuições para a internacionalização da UFG, o Prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo (Diretoria de Relações Internacionais – UFG) apresentou os impactos positivos do Projeto PONCHO para a internacionalização da UFG e para a reestruturação do escritório da Diretoria de Relações Internacionais. Já a discente Djamilly Rhuany Rodrigues (Curso de Relações Internacionais – UFG) relatou sua experiência ao participar do evento final do Projeto Poncho, Poncho International Week, realizado na cidade de Assunção, Paraguai, no período de 6 a 10 de maio de 2019.

Palestra Fran2

Palestra Djamily

Foi um evento muito produtivo, no qual o público pôde esclarecer dúvidas sobre como participar de programas de mobilidade internacional, bem como os apresentadores puderam compartilhar, com o público presente, informações valiosas e experiências cheias de emoção.