Convênios Internacionais: vantagens e procedimentos

Atualizado em 13/11/18 10:57.

Cooperação (DRI)

O estabelecimento de um Convênio Internacional ou Acordo de Cooperação com instituições de ensino superior estrangeiras contribui para a promoção da universidade no cenário internacional, concedendo-nos maior visibilidade, reconhecimento e valorização no campo da pesquisa, do ensino e da extensão.

O objetivo principal do convênio é ampliar e fortalecer as parcerias internacionais por meio de intercâmbios de professores e alunos, que propiciam a troca de conhecimento, de experiências acadêmicas, científicas e culturais.

A iniciativa do convênio frequentemente parte de docentes, por intermédio de suas respectivas unidades acadêmicas. Isto se deve ao fato de que, para ingressar em certas instituições estrangeiras, seja para realizar um curso de pós-graduação ou um estágio pós-doutoral, para desenvolver pesquisas ou atuar como um professor visitante, é exigida a assinatura de um acordo ou termo. No entanto, com o estabelecimento do convênio, outras áreas do conhecimento também poderão usufruir dos benefícios dele resultantes, desde que esteja dentro do prazo de vigência (que pode ser, no máximo, de cinco anos), e não apenas a UA que demonstrou o interesse inicial.

Uma vez firmado o convênio, nossos professores e alunos se sentirão melhor acolhidos e incluídos nas diversas atividades realizadas pela instituição parceira, inclusive as culturais; poderão contemplar bolsas de estudo, ter oportunidades de participação em programas educacionais que concedem duplos diplomas, inclusão em programas estudantis que ofertam alojamento e/ou alimentação durante seu tempo de estada na instituição, dentre outros.

Os tipos de convênios firmados atualmente pela UFG são: o Convênio Geral/Acordo de Cooperação, e o Acordo de Cotutela. Os respectivos procedimentos administrativos, adotados com base em nossa legislação e normas institucionais, são apresentados nos links a seguir:

CONVÊNIO GERAL (procedimentos)

Modelo de CONVÊNIO GERAL da UFG (em português)

ACORDO DE COTUTELA (procedimentos)

Michele Dionísio da Silva

Coordenadora de Convênios Internacionais da UFG