Logo Poncho

A DRI realiza o III UFG PONCHO Infoday

Em 31/03/19 10:38. Atualizada em 14/04/19 19:21.

O evento constou de várias palestras e se insere no âmbito do Projeto PONCHO: Internationalization of Latin American peripheral Universities through sustainable integration and inclusive implementation of International Relations Offices, financiado pela Comissão Europeia.

No decorrer do dia 29 de março de 2019, foi realizado, no Campus Samambaia/UFG, o III UFG PONCHO Infoday, que teve por objetivo dar as boas-vindas aos novos estudantes internacionais, apresentar os programas de internacionalização desenvolvidos pela instituição e as oportunidades para captação de recursos e bolsas. Houve também o compartilhamento de experiências de estudantes, técnicos e docentes internacionais que estão realizando mobilidade na UFG, bem como o depoimento de docentes e discentes que realizaram estudos e pesquisas fora do Brasil.

O evento se insere no âmbito do Projeto PONCHO: Internationalization of Latin American peripheral Universities through sustainable integration and inclusive implementation of International Relations Offices, financiado pela Comissão Europeia. O projeto é coordenado pela Universidad Las Palmas de Gran Canarias, Espanha, e integra universidades latino-americanas e europeias. Site do projeto: http://poncho.ulpgc.es/.

Participaram da mesa de abertura do evento a Pró-Reitora de Graduação da UFG, Profa. Jaqueline Araújo Civardi, o Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Prof. Israel Elias Trindade, a Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação, Profa. Elena Ortiz Preuss, o Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis, Prof. Igor Kopcak, a Coordenadora de Ações Integradoras entre Universidade e Sociedade, Profa. Liana Jayme Borges, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e o Diretor de Relações Internacionais, Prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo. Após a abertura oficial do evento, a UFG deus as boas-vindas aos novos estudantes internacionais.

 

Poncho 1 abertura

 

Poncho 2 boas vindas

 

 

Durante a manhã, houve três palestras. Na primeira e na segunda, o Prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo, Diretor da DRI, ministrou a palestra intitulada “Oportunidades de intercâmbio na UFG", em que apresentou todos os programas de intercâmbio dos quais a UFG faz parte e os requisitos necessários para os estudantes, discentes e técnicos poderem deles participar. Em seguida, o Prof. Francisco ministrou a palestra “Em foco: o Projeto PONCHO”, por meio da qual pôde apresentar a estrutura do projeto, os benefícios que o Projeto PONCHO trouxe à UFG e falou da International Week que ocorrerá no período de 6 a 10 de maio, na cidade de Assunção, Paraguai, da qual participarão o Reitor da UFG, Prof. Edward Madureira Brasil, o Diretor de Relações Internacionais, Prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo, a Diretora Adjunta de Relações Internacionais, Alexandra Nogueira da Silva, e as discentes Lorrainy de Jesus Souza e Djamilly Rhuany Rodrigues.

Poncho 3 Francisco

 

Posteriormente, houve uma mesa em que foram apresentadas as diversas ações que a Faculdade de Letras realiza para possibilitar aprendizagem de línguas à comunidade da UFG e à comunidade externa. Entre essas ações, destacam-se o Idiomas sem Fronteiras (Profa. Valdirene Maria de Araújo Gomes), o Centro de Línguas (Prof. Alexandre de Araújo Badim), o Reading Club (Profa. Neuda Alves do Lago e Prof. Pablo Antón Mira), ETAs Fulbright (Profa. Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira), e o Português para Estrangeiros (Prof. Giuliano Pereira de Oliveira Castro).

Poncho 4 CL

 

Poncho 4a Cris

 

No período da tarde, houve quatro mesas-redondas. Na primeira, o Prof. Lucas Brodersen (Escala Docente da AUGM – Argentina), o acadêmico Luís Filipi Silva Ferreira (Portugal - IPB) e Cristian Camilo Cabra Rodrigues (Colômbia – BRACOL) apresentaram informações sobre suas universidades e compartilharam com os presentes suas experiências de mobilidade na UFG.

Poncho 5

POncho 5a

Poncho 5b

 

Posteriormente, Patrick McCormick (Fulbright - Estados Unidos), Miguel Aldo Gonzales Armoa (Escala Gestores da AUGM - Paraguai) e Fernando César Dufrechou (Escala Gestores da AUGM - Argentina) falaram sobre as açoes que desenvolveram na UFG.

POncho 7

Poncho 9

Poncho Fernando

 

Em seguida, nas outras duas mesas-redondas, discentes e docentes da UFG falaram sobre suas experiências em programas de mobilidade no exterior e de que forma essas experiências impactaram positivamente em suas vidas pessoais e profissionais. Milvo Gabriel Prevedello Di Domenico, participante do Edital Geral, falou sobre sua experiência no Quênia. Simone de Fátima Cruz, participante do Programa Paulo Freire, apresentou um relato sobre suas experiências de intercâmbio no Chile. Por sua vez, Pedro Skorupski Barros, participante do Brafitec, falou aos presentes sobre a sua experiência na França e sobre o programa de dupla titulação, que já possibilitou-lhe ter um Diploma no Curso de Engenharia, emitido pela França.

Poncho 10

POncho 11

Poncho 12

 

Na última mesa, a Profa. Ozana de Fátima Zacaroni, Vice-Diretora da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), apresentou sua participação em uma missão que ocorreu na cidade de Montevidéu, por meio do Projeto MARCA, e de que forma essa missão trouxe frutos para a EVZ. O Prof. Lucas Felício Costa, da CAI Regional Goiás, apresentou um relato sobre sua experiência de mobilidade na cidade de Assunção, Paraguai, como participante do Programa Escala Docente da AUGM. Por fim, a Profa. Jaqueline Araújo Civardi, Pró-Reitora de Graduação, falou aos presentes sobre sua experiência de intercâmbio internacional, que teve por objetivo possibilitar a ela cursar o Doutorado na cidade de Barcelona, Espanha. 

Poncho 13

Poncho 14

Poncho 15

O III UFG PONCHO Infoday contou com a presença de vários participantes da Regionais Goiânia, Catalão e Goiás, que puderam fazer perguntas aos apresentadores e tirar suas dúvidas sobre as ações de internacionalização realizadas na UFG.

Poncho 16

Fonte: DRI

Categorias: notícias