Acordo de Cotutela ou Duplo Diploma

Atualizado em 04/05/19 17:31.

Duplo Diploma

A Resolução CEPEC n° 1403/2016 (Cap. VI, Arts. 64 a 66) prevê a possibilidade de realização de curso de Doutorado em regime de Cotutela como mecanismo de estímulo à internacionalização dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFG. Nesta modalidade, o estudante desenvolve sua tese sob a responsabilidade de dois orientadores, um no Brasil e outro no país estrangeiro, sendo que sua permanência na instituição estrangeira durante o curso de doutorado (4 anos) deve ser de, no mínimo, 12 (doze) meses.

Conforme a supracitada normativa, os convênios estabelecidos para fins de Cotutela se aplicarão tanto para estudantes da UFG quanto para estudantes estrangeiros (que deverão estar matriculados como alunos regulares do curso no SIGAA). Em ambos os casos, tanto os termos do acordo quanto o Plano de Trabalho deverão ser apreciados e aprovados durante reunião dos membros da Coordenadoria do PPGUma vez que os representantes legais de cada instituição parceira tiverem assinado o acordo, as atividades da cotutela poderão finalmente ser desenvolvidas.

Tendo isso em vista, várias instituições estrangeiras de renome iniciam o processo de negociação de um Convênio/Acordo de Cotutela logo no primeiro ano do curso de doutorado, visto que tal acordo exige o planejamento prévio das atividades que serão desenvolvidas em parceria. Os termos do acordo deverão incluir, por exemplo, previsão de data e local da defesa pública, a língua em que a tese será escrita e apresentada, os principais aspectos da equivalência acadêmica entre os PPGs envolvidos, despesas com locomoção e estadia, dentre outros.

Para a efetivação deste tipo de parceria, é necessário, primeiramente:

- que o estudante esteja matriculado em um curso de pós-graduação da UFG;

- que o estudante e seu orientador apresentem o Plano de Trabalho ou Projeto de Tese para realização da pesquisa (explicitando o objeto de estudo, os objetivos, a metodologia, o cronograma das atividades, inclusive contemplando o período de estadia na instituição parceira, etc.);

- que o orientador na UFG tenha recebido um aceite da instituição parceira (declaração ou e-mail oficial) em que expressam sua concordância em realizar a supervisão conjunta do referido projeto de pesquisa e a concessão de um duplo diploma ao estudante; e

- o preenchimento do Formulário para Solicitação de Acordo de Cotutela pelo estudante e seu orientador (ver link ao final desta página).

Todo o processo de estabelecimento de um Acordo de Cotutela leva, em média, 07 (sete) meses para ser concluído, incluindo:

• a entrega da documentação necessária pelos interessados na UFG, cujas informações prestadas subsidiarão o início das negociações entre a DRI e a outra instituição;
  • a negociação do documento do acordo entre a DRI e o setor de convênios internacionais da instituição estrangeira;
  • a elaboração do acordo em duas línguas (na língua estrangeira e em português);
  • a tramitação do processo no SEI; e
  • a assinatura de todos os representantes legais das Partes envolvidas no Acordo (em relação ao qual deve ser considerado o tempo que leva os Correios de ambos países para entrega do Acordo impresso de uma instituição parceira à outra).

Portanto, a solicitação/indicação de convênio internacional deve ser encaminhada à DRI, pelo professor/UA, pelo menos 06 (seis) meses antes do início previsto para a realização das atividades em cooperação com a instituição estrangeira parceira.

Para saber mais sobre os procedimentos administrativos para estabelecimento de convênios de Cotutela (como se inicia o processo, qual a documentação necessária, quais as atribuições de cada parte envolvida), acesse os links a seguir:

CONVÊNIO para fins de COTUTELA - Procedimentos

Formulário para solicitação de Cotutela - PDF